sábado, 6 de novembro de 2010

Petit guide parisien


Que Paris é minha cidade preferida no mundo não é segredo para ninguém. Programas culturais não faltam, é só dar uma busca por "Paris" aqui no blog que vocês vão encontrar vários posts sobre minhas impressões dessa cidade mágica. Mas uma coisa que eu ainda não havia explorado por aqui é a gastronomia e o nightlife parisiense. Como assim? Vamos corrigir essa falha já! A pedidos também da querida Vanessa Salem www.producaovsalem.blogspot.com que embarca nesta quarta-feira para a ville des rêves! Quem também está por lá ou de bilhete comprado também deve gostar desse post, néahm, superweddingplaner Monica Almeida www.aligare.net e überviajado jornalista e meu BFF www.spotmag.blogspot.com ?
Paris é uma cidade de muitos, muitos restaurantes (duuur, jura?) para todos os gostos e bolsos. Nessa mini micro seleção vou mostrar os que mais tem cara de restôs parisienses, seja pelo jeitão super característico de bistrô ou pelo público bem francês que frequenta. A maioria desses lugares não é muito conhecido pelos turistas, o que convenhamos, é um grande pró! On y va, alors!

La Laiterie Sainte Clotilde
Com ambiente singelo e caseiro, esse restaurante do 7. arrondissement tem decoração bem típica de um restô parisiense sem grandes pretenções. Mas o menu (escrito em um quadro negro) surpreende: clássicos como blanquette de vitelo e clafoutis (assado de frutas com massa de ovos) de ameixas e outros pratos tradicionais da cozinha francesa. Aberto para almoço e jantar; fechado aos domingos.
64, Rue de Bellechasse, 75007 Metro Solferino

Le Mercato 
Cozinha italiana com especialidades das regiões de Puglia (sob o comando do jovem chef Christian Martena), seleta despensa de alimentos orgânicos e ambientação clean são os atrativos do Le Mercato. No almoço de segunda a sexta-feira recebe o público que trabalha na vizinhança da bolsa de valores, e de terça a sábado, para o jantar, atrai jovens descolados. Fechado aos domingos.
36, Rue Vivienne, 75002  Metro Grand Boulevard

Le Baratin 
Neste bairro não muito charmoso, o 20. arrondissement (mesmo quartier do Cemitério Pére Lachaise), está um dos bistrôs mais típicos de Paris. Aconchegante, sem luxos, mas com vibe calorosa. No cardápio estão recriações de pratos franceses tradicionais como tartar de salmão e atum sobre ratatouille. Elogiada seleção de vinhos e sugestões de harmonização. Almoço todos os dias (exceto sábados) das 12h às 14h30 e jantar todos os dias (exceto domingos e segunda) das 20h às 23h30.
No caminho entre a estação de metrô Pyrennées (a estação Belleville também é próxima) e o restaurante está a modesta casa onde nasceu a cantora Edith Piaf (72 rue de Belleville).
3, Rue Jouye-Rouve, 75020

Café Etienne Marcel

Point mais branché (como os franceses se referem a algo descolado, trendy) dessa lista, tem décor bem seventies modernista com pitadas de arte contemporânea. O cardápio tem desde tartar até club sandwich com fritas e na ambience, uma cabine de DJ fazendo a trilha sonora de eletro, disco e um pouco de jazz, bem delícia. Aberto todos os dias, das 9h às 2h.
4, Rue Etienne Marcel, 75002 Metro Etienne Marcel

Le Timbre 
Super pequenininho, o Le Timbre é um daqueles casos em que sim, os melhores perfumes estão nos menores frascos. Clássicos como confit de pato, escargot, terrines e foie gras podem ser degustados por lá. Sugestão de jantar fantástico: soupe de Poisson a l’estragon (sopa e peixe) de entrada, magret de canard avec pêche rôtie (pato e pêra) no prato principal e Mieulle Feuille (dispensa traduções) de sobremesa. Huummmm....Aberto para o almoço do meio-dia às 14h, para o jantar das 19h30 às 20h30. Fechado aos domingos e segundas-feiras. www.restaurantletimbre.com
3, Rue Sainte-Beuve, 75006 Metro Notre-Dame-de-Champs

E, depois do jantar, se sobrar disposição, nada de voltar para o hotel, né? Algumas "buatchys" bem parisienses são opção para aquela esticada na noite.

Neo
Localizado em uma rua primeira paralela à Champs-Elysées, o club Neo é o reduto do jetsetter (ou da jeunesse dorée, como preferirem) parisiense. E de celebs na cidade luz. Anne Hathaway, Jude Law, Lindsay Lohan, Beyoncé e Jay-Z já passaram por lá. Caro e chato para entrar (a seleção na porta é rigorosa), mas válido para dançar ao som hits dos anos 70, 80 e 90 e provar drinks ótimos como o Flaming Vodka Martini (que leva laranja flambada e canela). De quinta a sábado, aberto da meia-noite até 5h. Um domingo por mês a casa abriga uma festa para o público gay. 
23 Rue de Ponthieu, 75008 Metro Franklin Roosevelt

Social Club

Mais eclético, legal para quem está a fim de dançar e se divertir, sem tanta badalação e o "ver e ser visto" do Neo. Com inspiração dos anos 80, a casa tem identidade visual moderna e já recebeu apresentações de Pharrel e outros nomes da música eletrônica e hiphop. www. parissocialclub.com
142 rue Montmartre, 75002 Metro Bourse Sentier ou Grand Boulevards

Le BC Black Calvados
Com decor assinado por Alexandre de Bétak, diretor artístico dos desfiles da maison Dior e da Victoria’s Secret, a “buatchy” tem muito aço escovado e laca preta, modernoso chique.  o BC também fica próximo à Champs Elysées e costuma dividir a clientela de celebridades e fashionistas com o Neo. Pequeno, seleto, tem pop rock na trilha sonora e um público de faixa etária mais diversa.
40 avenue Pierre 1er de Serbie, 75008 Metro Alma Marceau

Le Baron
A música (electro, rap, rock e pop) e os coquetéis de frutas são o forte desse club também frequentado por um público bem branché. O processo seletivo na porta é de dar medo. Homens desacompanhados, esqueçam. Uma vez lá dentro (nossa, que vitória), profitte da decoração, marcada por fotografias de moda vintage e veludo vermelho da pista de dança. É lá que Sofia Coppola e Björk  dão suas reboladinhas quando estão na capital francesa. 
6, avenue Marceau, 75008  Metro Alma Marceau

Mojito Lab



Bar de pegada lounge com pista pra ferver no andar de baixo, o Mojito Lab é um espaço novíssimo da cidade, a noite de estreia foi no final de outubro. Fresh, fresh brand new parisian spot! Como o nome já entrega, é um bar apenas de mojitos, em suas mais diferentes e inusitadas variações. O bar tem o patrocínio da Bacardi (o melhor rum do mundo está garantido) e é uma iniciativa de empresários e do campeão de flair bartender Sylvain Glatigny. Na efervescência da Bastilha, coração de Paris, promete virar um ponto de encontro de empresários e jovens bem nascidos que procuram um ambiente hype mas sem a loucura das baladas tradicionais. E é claro, fãs de BONS mojitos. 
28 rue Keller 75011 Metro Bastille

Um comentário:

Claudia Pimenta disse...

oi marília! hummmm, post de dar água na boca... paris é mesmo uma cidade adorável! cheguei e já estou com saudades... bjs, querida!!!