sexta-feira, 29 de maio de 2009

Friozinho bom


Junho chegando, a temporada de inverno de Campos do Jordão já começou. Vou pra lá esse findi e to até com medinho do frio, porque aqui em São Paulo já tá um gelo... Nada muda muito, todo ano é basicamente a mesma coisa, mas tudo é uma delícia, uma viagem tradicional e quase obrigatória de inverno para os paulistas. Segue um roteirinho do must visit de quem vai subir a montanha. Restaurante Confraria do Sabor é um clássico, comida de inverno deliciosa, tipo ossobuco de cordeiro com risoto de açafrão e fondues mil.... O Baronesa Von Leithner fica a uns 15 minutos do centrinho mas vale super a pena o deslocamento. No landscape vê-se um pôr-do-sol mágico, com a Pedra do Baú ao fundo. Isso sem falar do menu de cafés, chocolates, drinks e dos quitutes e doces, perdição. A praçinha de Capivari concentra o buxixo e tomar alguma coisinha no Baden Baden tb é clássico. Mas o imperdível mesmo dessa temporada é o Festival de Inverno de música erudita. Vão rolar 45 concertos, de 4 a 26 de julho, com vários músicos internacionais e orquestras como a OSESP. Fino. Detalhe que é comemoração dos 40 anos do festival, homenagem o maestro brasileiro Heitor Villa Lobos, falecido há cinco décadas, e ainda integra o calendário cultural do Ano da França no Brasil, com apresentação de solistas e grupos franceses. Pretendo voltar em julho para assistir pelo menos um dos concertos, que vão ser maravilhosos....

quinta-feira, 28 de maio de 2009

No padrão


A fofa da Nádia Tamanaha, minha amiga também jornalista (que trabalha na Boa Forma, da Editora Abril) meio que solucionou o mistério do post abaixo. Nos contou em primeira mão que uma repórter da Elle entrevistou Scott Schuman e tirou do moço a declaração nada lisonjeira de que a moda brasileira não tem criatividade. (!!!!) .......... (espaço para reflexão)

E cá entre nós, ele tá errado? Cara, num tá! A brasileira tem o péssimo habito da padronização. Do cabelo à sapatilha, tudo tem que ser dentro de uma determinada expectativa que é o que tá rolando, o que (todas) as outras mulheres estão usando. Há um medo, quase um pânico, de ser diferente. Quando o legal da moda é justamente a possibilidade de se diferenciar, de ser única. Entrevistei para uma matéria de comportamento uma garota super charmosa, francesa, que mora no Brasil há 4 anos e conversamos bastante sobre a diferença entre as brasileiras e europeias. O cabelo dela, de um curto bem cortado e feminino, parece se integrar à sua personalidade. As brasileiras tem apego ao cabelão e há as que não cortam mais de dois dedos nem por decreto federal, mesmo que um corte mais ousado venha a valorizar seu rosto e até a deixe mais bonita. Um cabelereiro francês amigo dela passou aqui uma temporada e voltou dizendo que jamais conseguiria trabalhar aqui, onde só ouviu o clássico "não vai cortar demais, hein?". Sobre as roupas, ok que lá até as fast-fashion são de fato baratas e pode-se encontrar peças de bom corte, caimento e acabamento. E há os novos designers que estão sempre dando um sopro de novidade às ruas, a preços acessíveis. Não é necessário ser milionária para ter um visual bacana e impecável.
Mas aqui o buraco é mais embaixo! Porque mesmo as ziliardárias não arriscam um milímetro além da fórmula que já conhecem como a certa. Padrão. Absolutamente padrão. Parecem que sairam de uma linha de produção fashion, vem lindas, porem semi-uniformizadas. Até se jogam em algumas tendências, como a boyfriend, a perfecto, as ankle boots, essas modinhas até que pegam bem (até demais, as pérolas que o digam), mas ainda assim vem sem um toque individual, sem o quê de originalidade que o Mr. Sartorialist gosta de retratar. É polêmico, mas concordo sem medo de represálias. E vcs, o que acham?
DETALHE: a passagem dele pelo Rio de Janeiro rendeu bem mais posts.... O "problema" é paulistano?

terça-feira, 26 de maio de 2009

Mistery

Já faz uma semana que o Senhor Sartorialist deu sua rasante por São Paulo e por enquanto... só um mísero clique de look brasileiro (a fofa acima) em seu blog, um dos must see dos fashionistas de todo o mundo. Será que ele não achou nada digno de registro nessas paragens sulamericanas??? Ou deixou pra postar em um momento estratégico? Esperamos que seja a segunda opção...

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Vai dormir!

Li na Elle francesa a confirmação do que minha avó já falava "O sono alimenta". Pesquisas revelam que a falta de sono engorda, de fato. Pois quem dorme pouco tem mais apetite, pois o organismo não teve tempo suficiente de produzir os hormonios responsáveis pela fome e saciedade. O cérebro de uma pessoa cansada e com sono libera o comando imediato de consumo de alimento, meio que sem freio mesmo. Aí, meu bem, contra a mãe natureza não há muito o que se possa fazer... Quem dorme mal e pouco tem mais apetite e o ideal é dormir de 6 a dez horas por noite, dependendo da pessoa. Quem lê francês vale dar um clique, muito interessante:

Carine toujours!

Gente, essa dica eu "roubei" do André do Val, que postou o link no Twitter. Trata-se de uma entrevista da estilosérrima e acreditem, cinquentona, editora da Vogue Paris Carine Roitfeld ao NY Magazine Fashion Blog. Entre outras coisas ela conta que apesar dos boatos não tem a menor vontade de morar nos Estados Unidos (desdenhou super a Vogue America) e dá dicas de vida e estilo como as pérolas Don't work too hard when you're young e cigarettes are so last year. Adorei.

Conhecimento nunca é demais

E os cursos da Casa do Saber? Eu e uma amiga vamos fazer um dia um dia só, uma palestra, na verdade, com a Manu Carvalho falando sobre os Ícones do Estilo. To animada. Mas entrem no site, dá vontade de fazer todos!!!! Cinema e Figurino, com Alcino Leite Neto e Vivian Whiteman, Introdução aos Clássicos da Filosofia, com Felipe Pondé... Delícia! *Olha a confusão: o curso da Manu rola na Escola São Paulo, da Augusta, com um viés um tanto diferente, mas tão bacana quanto, cheia de coisitas incríveis na programação de julho. Dá uma olhada no site. Bjo!

Muita, muita coisa

O mundo gira tanto, é tanta coisa acontecendo, tanta notícia, novidade, trabalho, ideias que viram matérias que viram notas que viram moda... E tantas pessoas lindas à nossa volta, nos falando e mostrando coisas bonitas, interessantes... (To ou num to num dia Amelie Poulain?) Às vezes deixo de postar por estar envolvida com outras coisas que demandam concentração e foco, então não dá. Mas nunca por falta de assunto. É até difícil filtrar tanta coisa legal que vejo, leio, assisto e sempre quero compartilhar aqui... Uma amiga querida apareceu com uma Melissinha nova, uma graça, dos Irmãos Campana, releitura daquela antigona que todo mundo tem, com as mais tramas fechadinhas e de veludo, uma graça. E o cheiro? Cheirinho de Melissa nova tem um quê de chiclete, de brinquedo, que lembra infância, fiquei encantada. É impressionante como os cheiros tem a capacidade de te transportar, certamente vem daí minha paixão por perfumes. Deu vontade de correr pra Galeria Melissa da Oscar Freire.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

WOW

Tão sabendo? O Fashion Rocks, megaevento que reúne grandes nomes da música e top designers será no Brasil esse ano! Mais especificamente no Rio de Janeiro! Ano passado teve Iggy Pop, Alicia Keys, Lilly Alen... E nessa edição brazuca prometem vir Rihanna, Justin Timberlake, Mariah Carey e Bionça, digo, Beyoncè. Os estilistas ainda não foram confirmados. Ao que tudo indica vai rolar em outubro. É ou num é bafo?

Bienvenue à Cannes

Começou hoje o Festival de Cinema de Cannes e também os cliques do look das atrizes. Nas pré-estreias o dress code é "fino chique descontraído", como a italiana Asia Argento desfilou com perfeição. Já no tapis rouge, é gala, mas bem mais fresh e leve do que num Oscar, afinal, estamos na Cote d´Azur em pleno verão europeu. Quem espero ver nessa edição é Audrey Tatou, de Coco avant Chanel, que será exibido no festival. Ela é fofa! O filme também não vejo a hora de asistir, mas no Brasil só em outubro...

terça-feira, 12 de maio de 2009

Sartorialist em Sampa

Depois de uma rasante na Cidade Maravilhosa durante o Claro Rio Summer, em janeiro deste ano, é a vez de São Paulo receber o americano Scott Schuman, idealizador, autor e fotógrafo do blog-bíblia dos fashionistas The Sartorialist http://thesartorialist.blogspot.com/. Ele vem a convite do shopping über luxo Cidade Jardim e deve circular por seus corredores nos dias 20 e 21 deste mês. Vai ter bastante mocinha (e rapazolas) andando "sem compromisso" toda montada por lá...

C´est ça qui j´aime


O ano da França no Brasil já tá rolando forte. Dentre as mil e uma atrações culturais, eu destaco esses eventos paulistanos (eeeeeee) altamente recomendáveis nos quais vou me jogar esse fim de semana. Bisou!

P.S.: Detalhe que o mais quente ainda está por vir! Matisse e Henri Cartier-Bresson. OOOOOuuuuiii!


Fernand Léger: relações e amizades brasileiras
Pinacoteca do Estado de São Paulo
04/04/2009 a 31/05/2009
Exposição de cerca de 70 obras do artista e apresentação do filme Le Ballet Mécanique.

O Francês no Brasil, em Todos os Sentidos, exposição sobre a língua francesa
Museu da Língua Portuguesa
11/05/2009 a 20/09/2009
Exposição sobre as relações entre as línguas portuguesa
e francesa e o estado da língua francesa hoje.

Um Século de Realismo na Pintura Francesa
MASP
21/04/2009 a 07/09/2009
Coleções de museus brasileiros e franceses da Fundação Berardo de Lisboa. Obras de Courbet, Delacroix, Soutine, Van Gogh, Derain, entre outros.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Wardrobe 2 - tomorrow

Rola amanhã o bazarzinho Wardrobe, de moças desapegadas que põe na roda suas calcas Diesel, saias Dolce & Gabanna e sapatinhos Francesca Giobbi, vendidos a precinhos bem especiais. Das 10hs às 20hs, na casa de qQuem, Rua Peixoto Gomide, 192 (centro, quase na Frei Caneca). Brechó selecionadíssimo, em clima de chá da tarde com amigas. Parece bom!

terça-feira, 5 de maio de 2009

Metal party

Kate Moss , por Marc Jacobs (os dois foram patronos da noite, ao lado de Anna Wintour)
Iman, de Donna Karan
Criador e criatura: Eva Mendes vestindo Calvin Klein, by Francisco Costa

January Jones, Michael Kors

Claire Daines, Armani Prive e o bonitinho de Delírios de Consumo de Becky Bloom

Molly Sims de Dolce & Gabbana (beeeem perigoso, não?)

Outro tom que pegou forte dentre as celebrities que marcaram presença no baile do Costume Institute foi o metalizado. Prata ou dourado, não importa, a ordem da noite era brilhar.

Muito azul no tapete vermelho

Jessica Alba, com criação de Jason Wu, acompanhada do próprio
Brooke Shields em um Calvin Klein Colection

Gisele, de curtíssimo Versace
Cindy Crawford, de Versace

Blake Lively, também Versace

Kate Perry, Tommy Hilfiger

Madonna num Louis Vuitton by Marc Jacobs (duvidoso?)

Algumas das modelos mais significativas da exposição faltaram. Naomi Campbel, Stephanie Seymor e Linda Evangelista: as duas primeiras se solidarizando com o estilista Azzedine Alaïa, que julgou que seu trabalho não estava bem representado na mostra (elas iriam à festa com criações do designer) e Linda por motivo desconhecido, apesar de estar em NY. Mas nem isso nem o auge da crise financeira na economia americana tiraram o brilho do baile de gala no Metropolitan. Selecionei algumas tendencinhas que rolaram no tapete vermelho. O azul foi uma delas.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Festão no Met


É hoje o baile de gala para abertura da exposição Model as Muse do Costume Institute, no Metropolitan Museum de Nova York. Já está o maior tititi de especulação de quem vai vestir o que no tapete vermelho do evento, patrocionado pela Condè Nast, com patronos de peso como Anna Wintour, Marc Jacobs e Kate Moss. Sem contar todo o frisson do baile, a exposição por si só já é incrível. Nela o visitante revê a história das modelos e sua participação mais que fundamental para o mundo da moda em uma linha do tempo de 1947 a 1997, cinquenta anos de estilo dessas belas moças que serviram de inspiração para designers e mulheres de várias gerações. Twiggy, Veruschka (nas fotos), Linda Evangelista, Naomi Campbell, Claudia Schiffer, Dovima, Lissa Fonsagrives, Suzy Parker... Modelos de todas as épocas poderão ser vistas pelos corredores do Met.